Durante a sua vida fértil uma Mulher usa mais de 3.000 pensos e tampões, o que se reflete em termos ambientais, económicos e de saúde.
Copo Menstrual, Lunette, MoonCup... São imensos os nomes que se dão a esta revolução na nossa menstruação. Durante esta nota opto por lhe chamar apenas Cup.
O Cup é uma alternativa ao uso de pensos e tampões. É um copinho fabricado em silicone medicinal e de uso interno.
Ele acondiciona o fluxo menstrual em vez de o absorver e é pensado para durar cerca de 10 anos, livrando-nos por completo do uso dos absorventes comuns que encontramos no mercado. Ao contrário dos pensos e dos tampôes, o Cup é um receptor, não absorvendo indiscriminadamentos os nossos fuidos vaginais. O Cup é inserido na vagina onde é mantido pelo vácuo e pelos músculos vaginais, tendo capacidade para cerca de 30ml (cerca de um terço do fluxo de um ciclo inteiro) e necessita ser esvaziado, dependendo dos fluxos e da altura do ciclo, 2-4 vezes por dia. Pelo material do Cup, ele ajusta-se às paredes da vagina, impedindo de verter o fluxo e garantindo que, quando colocado correctamente, o deixamos de sentir. A ideia é despejar o conteúdo, lavá-lo e voltar a inseri-lo. Quando o ciclo acaba, esterilizamos e guardamo-lo até ao mês seguinte.
Para algumas mulheres mais tradicionais, de início, a ideia pode parecer estranha e não faltam argumentos na altura de conversar sobre o assunto:
"Que nojo! Ter de entrar em contacto com o sangue menstrual, olhar para ele dentro do copinho":
Começo por dizer que, depois de ganhar a prática em colocar e retirar o Cup, não se tem mais contacto com o sangue do que com a utilização dos tampões.
Mesmo assim, o sangue menstrual não é mais sujo que outro sangue qualquer, além de tudo é nosso, tão naturalmente como a saliva, o suor, o ranho, etc. É apenas um fluxo que fomos ensinadas a esconder o mais possível, mesmo os tradicionais absorventes fazem tudo para que tenhamos o menos contacto possível com ele.
Mas, como já não estamos no tempo em que "Mulher menstruada é mulher doente, fragilizada e suja", é altura de acompanharmos a mudança!
"Parece pouco higiénico. Ainda por cima ter de lavá-lo no lavatório":
O Cup não precisa de ser lavado no lavatório. Em casas de banho públicas, por exemplo, podemos despejá-lo na sanita e lavá-lo com uma garrafinha de água.
Os pensos e os tampões, sim, são pouco higiénicos. A proliferação de bactérias acontece quando o sangue entra em contato com o ar e oxida. Mesmo no caso dos tampões, o sangue dentro de nós oxida. Assim que colocamos o Cup, o sangue permanece sem entrar em contato com o ar, o que, além de impedir as bactérias de se proliferarem tanto, mantém o sangue sem cheiro. Algumas pessoas dizem que o sangue menstrual "cheira mal", o sangue que entra em contacto com o ar, sim, cheira mal, o que fica dentro do Cup, não.
"Sendo maior que o tampão, deve ser desconfortável":
Para além de rígido, o tampão é feito de material absorvente, sugando a humidade da vagina, assim e por ser seco quando o introduzimos temos uma sensação de rasgo, o que não acontece com o Cup. Para além disso, o tampão fica bastante acima no canal vaginal, o Cup fica à entrada do canal.
"Mas tenho imenso fluxo, de certeza que vai transbordar":
Pela sua fraca capacidade, os pensos e os tampões dão a ideia de termos muito mais fluxo do que aquele que realmente temos. Como disse em cima, o Cup adapta-se de tal forma ao nosso corpo que, colocado correctamente, sela de forma a não vazar nada.
Desvantagens dos Pensos e dos Tampões:
- Contêm Gel Absorvente, Desodorizante e Branquedor
- Secam a menbrana vaginal (pensos)
- Ao sugarem a humidade vaginal, impedem a lubrificação natural (tampões)
- Impedem os processos naturais de eliminação de células mortas e bactérias que acompanham o sangue menstrual, acabando por fixar aquilo a que chamamos coágulos nas paredes da vagina (tampões)
- O nosso grupo de 5 amigas, todas juntas e durante as respectivas vidas férteis, poluímos com cerca de 15.000 pensos e tampões que deitamos para o lixo, às vezes muito pouco usados.
- O Cup encontra-se a cerca de 30€, dura 10 anos quando bem tratado, quanto poupamos??
Deixo-vos a pensar sobre o assunto. Mas peço que o façam mesmo, para além de nos dizer respeito a nós e à nossa saúde mexe com outro problema em que devemos pensar e agir, o ambiente não vai aguentar a quantidade de coisas que consumimos e indiscriminadamente descartamos, teremos de baixar drásticamente o ritmo.
A pesquisa na internet sobre este assunto não é difícil, de qualquer maneira deixo, em baixo, o site de uma das marcas que fabrica este produto, Lunette.
http://www.lunette.fi/pt/index.php?id=48
Restaurante Amor [Hotel São José] • Fátima
-
https://luisaalexandra.com/2025/04/restaurante-amor-hotel-sao-jose-fatima/
Hoje venho partilhar aqui um local em Fátima que ficámos a conhecer
recentement...
Há 16 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente